Jéssica Souza – JP online
segunda-feira, 17 de novembro de 2014 15h4
A mostra é em homenagem aos 120 anos do ex-presidente civil, primeiro eleito pelo povo, com mandato de 1894 a 1898.
A exposição é composta por cerca de 60 objetos que pertenceram ao presidente e sua família.
A visitação fica aberta até o dia 1 de dezembro, com entrada gratuita.
Por meio dos objetos e registros históricos presentes, o público poderá contemplar toda a vida pública, política e privada, além de seus feitos como propagador e articulista do Partido Republicano, sobre a Guerra de Canudos e o atentado contra sua vida, fato que consolidou o Governo Republicano.
“Esta data é importante pelo fato de comemorar os 120 anos da primeira eleição direta à Presidência da República que foi vencida por Prudente de Moraes. E a exposição tem como objeto evidenciar este momento tão importante da história brasileira”, afirmou a diretora do museu, Renata Gava.
O próprio Museu, inaugurado em 1957, faz parte da exposição, por se tratar de um local onde o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou.
Um dos museus mais antigos do gênero histórico e pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010.
SERVIÇO — Exposição Vida Pública, Política e Privada de Prudente de Moraes. Até o dia 01 de dezembro, às 20h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-3069.