Ilumina e Saúde firmam parceria para ampliar número de exames de prevenção ao câncer #qualidadedevida
A Associação Ilumina firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para ampliar a realização de exames preventivos de sete tipos de câncer, sendo eles de mama, colo do útero, pulmão, intestino, próstata, pele e boca.
Os cadastros poderão ser feitos na próxima sexta-feira (31/10), das 14h às 17h, e no sábado, dia 1º de novembro, das 8h às 12h, na Estação da Paulista.
Trinta e três estandes de diversas instituições da cidade estarão na Estação da Paulista na sexta-feira e no sábado para conscientizar a população sobre a importância de fazer exames preventivos.
Além disso, serão realizadas triagens e cadastros no local, para encaminhamento posterior. “Nosso objetivo é definir outubro e novembro como os meses de campanha incisiva contra o câncer, lembrando a diferença que os exames preventivos podem fazer nos casos de tratamento e cura”, disse a diretora clínica da Associação Ilumina, Adriana Brasil.
O anúncio da parceria foi feito segunda-feira (27/10), em coletiva de imprensa no Centro Cívico. Na ocasião, Adriana adiantou que o Ilumina entrou com pedido de credenciamento para repasse de verba pública pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
“As certificações que temos hoje nos permitiram entrar com esse pedido, que já está em andamento e, se for aprovado, vai ampliar o número de exames que vamos passar a oferecer”, relatou.
Atualmente, 160 voluntários estão envolvidos na campanha, que teve início em setembro e já realizou 1.000 mamografias que detectaram sete casos de câncer — sendo quatro avançados e três iniciais.
O secretário de Saúde, Pedro Mello, destacou que todos os pacientes que se cadastrarem para fazer o exame de câncer de boca também farão exame de tórax, que tem como objetivo identificar as condições do aparelho respiratório.
“Assim que identificarmos que o paciente é fumante, encaminharemos para o exame de tórax, que pode sinalizar se o paciente desenvolveu alguma doença relacionada ao tabaco e que pode acometer os pulmões, por exemplo”, disse Mello.
Ele também destacou que os homens que já tiveram casos de câncer de próstata na família devem agendar para fazer o exame, mesmo estando abaixo da idade recomendada, de 45 anos.
Fonte: Jornal de Piracicaba online