Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, e tem o objetivo de  criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.

A nível internacional, o primeiro caso de abuso de idosos foi registrado em 1975, e no Brasil se evidencia a partir de 1990. Estudos de diferentes culturas e de cunho comparativo têm demonstrado que indivíduos de todos os status socioeconômicos, etnias e religiões são vulneráveis aos maus-tratos que ocorrem nas mais diversas formas.

De qualquer maneira, o fato é que milhares de pessoas, principalmente aquelas historicamente marginalizadas, ainda chegam à terceira idade sofrendo abusos físicos, psicológicos e sexuais, assim como abandono, negligência, abusos financeiros e autonegligência, sendo desprezadas ou isoladas. São situações infelizmente comuns, mas que nem sempre são visualizadas como uma violação aos direitos humanos.

Dessa forma, a Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, em parceria com o Colégio Medianeira (turma do 1º Ano Normal, com a coordenação da professora Luziane Mozzaquatro, conselheira da turma), vem dar sua contribuição para abordar esse tema aparentemente invisível, mas que ocorre com freqüência, que é a violência contra as pessoas idosas, e que vem se configurando uma grave violação contra os direitos humanos.

As ações de conscientização referentes a essa data foram realizadas no dia 09 de junho, em diversos locais/pontos estratégicos do município (Prefeitura, rodoviária, bancos, lojas, supermercados…) totalizando em torno de 20 lugares, nos quais alunos do Colégio Medianeira e idosos voluntários encenaram situações polêmicas relacionada à violência contra o idoso, como tentar agredi-lo, maltratá-lo, passar na frente na fila do banco, etc, com o objetivo de verificar como as pessoas iriam reagir diante de tal situação. No momento que alguém tentava intervir e/ou reagir com relação ao que estava sendo encenado, alunos, funcionários da Prefeitura e membros do Conselho do Idoso,  se apresentavam e explicavam para as pessoas que elas estavam participando de uma cena armada, distribuíam um material explicativo sobre a data que estava sendo lembrada: 15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e também orientavam as mesmas para denunciarem casos de violência contra o idoso.

A reação das pessoas foi, na maioria das vezes, a mesma: reagiam conversando com outras pessoas que estavam a sua volta indignados com a situação; reagiam diretamente com os atores da cena através de gestos e palavras dizendo que essa violência que estava sendo praticada contra o idoso não poderia acontecer. Todos os envolvidos nessa ação de conscientização avaliaram de forma positiva os resultados, alcançando os objetivos da atividade proposta. Inclusive o retorno da população foi positivo, elogiando a iniciativa.

Para fazer a denúncia, basta ligar para o Disque 100 ou procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social/CREAS Cuidar.

“O silêncio significa cumplicidade com a violência”.

Não se cale. Denuncie.