Travestis e Transexuais de Piracicaba discutem Mercado de Trabalho

Prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato , e a presidenta da Glitter, Carol Venturine.

PIRACICABA/SP – A ONG Glitter e o Programa Municipal DST/AIDS irão promover na terça-feira, 29/01, o 2º Encontro Regional de Travestis e Transexuais de Piracicaba com o tema “Emprego com Respeito e Dignidade”. O evento terá por objetivo discutir o conceito de discriminação resultante da condição sexual do indivíduo no mercado de trabalho e as medidas que poderão resultar em benefícios por intermédio das atividades do Poder Legislativo e do Poder Executivo (municipal e estadual).

O tema escolhido – abordado inicialmente há um ano durante a realização do primeiro encontro regional – marcará as ações de organizações não governamentais de defesa e promoção dos direitos humanos de travestis e transexuais e de órgãos públicos municipais pelo Dia Nacional de Visibilidade Trans (29/01). A data é celebrada no país desde 2004 em referência ao lançamento da primeira campanha do Programa Nacional de DST/AIS desenvolvida especificamente à comunidade trans.

De acordo com a presidenta da ONG Glitter, Carol Venturine, o 2º Encontro Regional irá propor uma análise em relação ao conceito de discriminação, que, segundo ela, é geralmente vivenciada pelas travestis e transexuais, além de discutir medidas que poderão ser apresentadas na forma de Indicações, de Projetos de Lei, Projetos de Lei Complementar e Requerimentos aos poderes legislativo e executivo do município e do Estado, conforme sugerido há um ano em evento similar no município.

“Infelizmente poucos são os empregadores no país que compreendem o conceito de discriminação como descrito nas convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Segundo a organização, o ato de discriminar está relacionado a qualquer distinção, exclusão ou preferência fundamentada em opinião política, raça, cor, sexo e religião que tenha por efeito destruir ou simplesmente alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento em matéria de emprego”, disse.

Carol Venturine explicou ainda que é preciso saber identificar a “discriminação indireta” praticada pelo mercado de trabalho. Para ela, isso ocorre quando travestis e transexuais procuram por uma oportunidade e, claramente, são tratadas de maneira idêntica pelo recrutador. “Somos convidadas a sentar e até nos oferecem água e café. Porém, na hora de decisão final, somos excluídas do processo mesmo que tenhamos apresentado um melhor desempenho na entrevista”, finalizou.

Convidados
Além de Carol Venturine, o 2º Encontro Regional contará com a participação da presidenta da ANTRA (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais), Cris Stefanny, da coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual (Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania), Heloisa Gama Alves, do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PSDB), e dos secretários municipais de Emprego e Renda, Sérgio Furtuoso, de Turismo, Rosemeire Massarutto, e da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

II Encontro Regional de Travestis e Transexuais de Piracicaba
“Emprego com Respeito e Dignidade”
Local: Engenho Central / Barracão Henfil
Av. Dr. Maurice Allain, 454