Piracicaba pode ter duas paradas gay deste ano 2013

Jornal A Tribuna de Piracicaba – Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013.

Bruno Campos, como Presidente do Conselho,póia a iniciativa da Glitter

ONG GLITTER solicita a Prefeitura Municipal Supote Lógistico para realizar este ano a intitulada Parada da Igualdade e Promoção da Cidadania LGBT de Piracicaba

O Movimento LGBT e Piracicaba está rechado e a divergência de interesses em prol da causa pode culminar na realização de duas ” Parada Gay” em 2013. Além da já tradicional Parada da Diversidade do Orgulho LGBT, organizada há seis anos pela ONG CASVI, outa, intitulada Parada da Igualdade e Promoção da Cidadania LGBT de Piracicaba, é estruturada pela ONG GLITTER, que até já enviou requerimento a Prefeitura no início deste mês pedindo auxílio logístico para a realização do evento em 10 de novembro deste anos.

A nova “parada Gay” em Piracicaba já contra com o apoio do recém criado Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual , cujo presidente é Bruno Campos, também o presidente da ONG E-JOVEM. ” Apoiamos o evento da GLITTER porque acreditamos que a Parada do CASVI perder o caráter político, hoje parece mais um carnaval fora de época”, ele argumenta.Segundo Campos, o evento inédito da GLITTER é democrático e permite a participação de qualquer grupo.

No ano passado, o CASVI impediu a participação da GLITTER”, afirma. O presidente do CASVI, Anselmo Figueiredo, foi procurado pela reportagem de A Tribuna, mas não retornou as ligações.

Apesar de defenderem uma mesma causa, a ONG CASVI não participa do Conselho da Diversidade Sexual e a razão parece ser política. Em artigo publicado em A Tribuna em dezembro do ano passado, Figueiredo criticou a criação do órgão, alegando que ” não concorda com a forma como foi criado, às pressas, em época de campanha eleitoral, sem a participação da sociedade civil na elaboração da proposta”, aprovado em Conferencia Municipal LGBT.

Independente dos cargos no Conselho e na E-JOVEM, Campos, enquanto cidadão, alega que não vê problemas de se chegar a um consenso, no entanto, também acredita, sim, duas ” Parada Gays”. “todos pode se expressar, é um direito”. Agora, a realização desta e do evento do CASVI depende da Prefeitura, que decidirá se presta suporte logístico para um ou aos dois movimentos. O da GLITTER também aconteceria no Engenho Central e , no caso da confirmação de duas Paradas, terão de ser em dias diferentes.

ONG GLITTER realizará evento para Travestis e Transexuais

A ONG Glitter e o Programa Municipal DST/AIDS irão promover na terça-feira, 29/01, o 2º Encontro Regional de Travestis e Transexuais de Piracicaba com o tema “Emprego com Respeito e Dignidade”. O evento terá por objetivo discutir o conceito de discriminação resultante da condição sexual do indivíduo no mercado de trabalho e as medidas que poderão resultar em benefícios por intermédio das atividades do Poder Legislativo e do Poder Executivo (municipal e estadual).

De acordo com a presidenta da ONG Glitter, Carol Venturine, o 2º Encontro Regional irá propor uma análise em relação ao conceito de discriminação, que, segundo ela, é geralmente vivenciada pelas travestis e transexuais, além de discutir medidas que poderão ser apresentadas na forma de Indicações, de Projetos de Lei, Projetos de Lei Complementar e Requerimentos aos poderes legislativo e executivo do município e do Estado. “Infelizmente poucos são os empregadores no país que compreendem o conceito de discriminação como descrito nas convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho)”, ela ressalta.