Conepir completa um ano e faz prestação social de contas

Conselho foi criado há um ano para discutir políticas públicas à raça negra e para servir no combate ao racismo. Evento ocorreu na Prefeitura de Piracicaba

Madalena participa das atividades de um ano do Conepir

Fotos: Suelen Faria (estagiária)

A vereadora Madalena (PSDB) participou, ontem à tarde (13), das atividades de um ano do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba – Conepir. O encontro, define o presidente da entidade, Adney Araújo de Abreu, foi para prestar contas do trabalho da instituição durante os últimos 365 dias e ressaltar o apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba na formação do Conselho.  “Sobre políticas públicas para os negros, quando falam que Piracicaba adormeceu, na verdade, não adormeceu, pois faltavam leis. Você acha que bancário não quer trabalhar em banco? É claro que quer”, frisou Abreu. “Em 10 anos se formou mais negros na faculdade do que em 100 anos”, disse.

De acordo com o presidente do Conepir, “é necessária uma busca reparatória para os negros”. No encontro, que ocorreu no prédio do Centro Cívico, na tarde desta terça-feira (13), Madalena, e o empresário do ramo alimentício, Marcos Rosa, receberam um livro com depoimentos de negros que superaram a discriminação e o preconceito. “Eu agradeço o convite e estou muito feliz em participar”, agradeceu a parlamentar.

Claudemir Almeida, proprietário de uma pequena empresa de portaria e serviços, relatou a discriminação que sofreu, anos atrás, quando ouviu de “uma pessoa bem sucedida da cidade, branca,” de que não poderia, “nunca”, ter um negócio próprio por conta de ser negro.

Campanha

Adney Araújo adiantou que uma campanha, com o tema “Banana é Banana, Macaco é Macaco e Racismo é Crime”, será realizada em Piracicaba com a finalidade de conscientizar a população a denunciar casos de racismo.

Propostas

Aos participantes foi entregue uma cartilha com algumas ações a serem implementadas como a criação do Disque Racismo – 156; a execução, antes de cerimônias que envolvam à raça negra, do Hino à Negritude, por meio de projeto de lei de autoria do vereador Matheus Erler (PSC); reimplantação da cota nas campanhas publicitárias governamentais, iniciativa do vereador Chico Almeida (PT), a pedido do Conepir, além de outras medidas.

Representantes de sindicatos e assessores parlamentares participaram do encontro.

Texto:  Marcelo Bandeira – MTB 33.121