“Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência” De 18 à 23 de setembro de 2022

Sobre Pessoas é o tema do seminário que abre, oficialmente, na segunda-feira, dia 19/09, a VIII Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). A programação que segue nos dias 21 e 23/09 é realizada pelo Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), vinculado administrativamente à Smads (leia abaixo). No dia 18/09, acontece também, com apoio do Conselho, o Encontro de Surdos, às 14h, no Shopping Piracicaba.

A celebração anual é desenvolvida desde 2015 pelo Comdef e parceiros. A data de 21 de setembro, instituída pela Lei n.º 11.133/2005 como Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, visa conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

“O principal objetivo das comemorações nesta semana é dar visibilidade à luta da pessoa com deficiência. Quebrar preconceitos e dar condições para que a pessoa com deficiência esteja onde ela queira estar”, explica a coordenadora do Comdef, Elisangela Oliveira.

PROGRAMAÇÃO – No dia 19/09, o seminário Sobre Pessoas acontece no anfiteatro da Smads, localizado na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro, das 14h às 16h, para abertura solene, depoimentos de pessoas com deficiência, apresentação de serviços socioassistenciais e empregabilidade, envolvendo o Programa Meu Emprego Inclusivo e Polo de Empregabilidade. Esses temas serão apresentados em blocos intitulados Eu Sou uma Pessoa, Serviços para Pessoas, Empregabilidade para Pessoas.

Dia 21/09, a partir das 9h, a população poderá participar da Caminhada da Inclusão. Com concentração e saída do estacionamento do Mercado Municipal, o trajeto percorrerá a rua Governador Pedro de Toledo, passando pela São José, até a praça José Bonifácio.

Ainda na quarta-feira, das 14h30 às 15h30, acontece o workshop Comunicação Acessível, no anfiteatro da Smads, para comunicadores de Piracicaba. O evento abordará a adaptação de informações para a divulgação de conteúdos, importância da acessibilidade nos meios digitais e a utilização de audiodescrição, legendas, janelas de Libras, além da troca de experiências com o projeto Câmara Inclusiva, da Câmara Municipal.

Para encerrar a programação, no dia 23/09, das 14h às 16h, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (rua Cristiano Cleopath, 1.902, Alemães), acontece a roda de conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão e o enfrentamento para a sua implementação. A ação contará com a participação da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pessoas com deficiência de Piracicaba.

Dia 18/09, às 14h, Encontro de Surdos no Shopping Piracicaba

Dia 19/09, das 14h às 16h – Seminário Sobre Pessoas

Local: Anfiteatro da Smads (rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro)

Dia 21/09, às 9h – Caminhada Inclusiva

Trajeto: Saída do estacionamento do Mercado Municipal, percorrendo a rua Governador Pedro de Toledo e São José, até a praça José Bonifácio.

Às 14h30 – Workshop Comunicação Acessível

Local: Anfiteatro da Smads (rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro)

Dia 23/09, às 14h – Roda de conversa “Lei Brasileira de Inclusão e o enfrentamento para a sua implementação

Local: Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (rua Cristiano Cleopath, 1.902, Alemães)