CONSELHO MUNICIPAL DE ATENÇÃO À DIVERSIDADE SEXUAL E SECRETARIA MUNICIPAL DESENVOLVIMENTO SOCIAL SE REUNEM PARA DISCUTIR PARCERIA PARA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS CONJUNTAS QUE BENEFICIEM A POPULAÇÃO LGBT.

Na reunião realizada hoje (01|07) às 14h30min na Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES – a Secretaria Eliete Nunes Secamilli recebeu os representantes do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual – CMADS- LGBT, Sr. Bruno Campos, Sr. Eliel da Fonseca e a Sra. Luciana Stocco, para discutir estratégias de inclusão da população LGBT no âmbito das políticas da SEMDES. Os membros do Conselho ponderaram sobre a necessidade de capacitar os profissionais do Centro POP com a finalidade de melhor atender a população LGBT em situação de rua, também ressaltaram que a falta de um acolhimento mais especializado afasta esta população vulnerável e estigmatizada dos serviços oferecidos pela SEMDES.

Por sua vez, a Secretária informou que o Centro POP acolhe a população LGBT, principalmente, as Travestis e Transexuais em situação de rua, inclusive, dispondo, na medida do possível, de quartos adequados para esta demanda, contudo, sublinhou que em decorrência de uma estrutura mais adequada muita coisa ainda precisa ser feita, mas espera uma construção conjunta com o CMDAS para melhor atender a população LGBT no âmbito das competências do SEMDES. Neste sentido, o Presidente do CMADS, sugeriu à Secretaria uma maior divulgação dos CRAS e serviços oferecidos pela SEMDES aos LGBT, bem como a realização de um cadastro da desta população para os Programas de Transferência de Renda.

Destarte, a Secretária assumiu o compromisso de elaborar materiais de divulgação dos serviços da SEMDES em parceria com o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual para a população LGBT com o objetivo de garantir acesso desta população aos serviços SUAS.

Findando, os Conselheiros agradeceram a Secretária pela disposição e sensibilidade na discussão das questões relacionadas aos LGBT e deu-se por encerrada a reunião.