O Conselho Nacional de Combate à Discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais – CNCD/LGBT elegeu nesta sexta-feira (22), em Brasília, as 17 entidades que irão compor a gestão do conselho para o biênio 2013/2015. No próximo dia 8 de março, as entidades eleitas deverão apresentar a indicação de um titular e um suplente para a composição do colegiado.
O Coordenador-geral de Promoção dos Direitos de LGBT, Gustavo Bernardes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), avalia que a eleição representa o amadurecimento da Política LGBT no âmbito do Governo Federal. “A construção de uma política LGBT que respeita os anseios da sociedade obrigatoriamente deve passar pelos Conselhos LGBT” explicou.
Após a conclusão das eleições, a atual presidenta do conselho Keila Simpson, destacou a participação de novas entidades no colegiado e reafirmou a importância do fortalecimento do conselho, que foi instituído em 2011. Keila, que é a primeira travesti a presidir um conselho, permanece no comando do colegiado até que os novos integrantes realizem uma nova eleição. Ainda não foi marcada a data para a escolha.
Confira abaixo a relação das entidades eleitas para compor a nova gestão do conselho:
Associação brasileira de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais
Associação Brasileira de Lésbicas
Associação Nacional de Travestis e Transexuais
Articulação Nacional de Gays
GRUPO E-JOVEM de Adolescente Gays, Lésbicas e Aliados
Liga Brasileira de Lésbicas
Rede Nacional de Negras e Negros LGBT
Associação Brasileira de Estudos a Homocultura
Federação do Sindicato de Trabalhadores Técnico Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil
Central de Movimentos Populares
Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação
Conselho Federal de Psicologia
Conselho Federal de Serviço Social
Central Única dos Trabalhadores
Ordem dos Advogados do Brasil
Fórum Nacional da Juventude Negra
Fonte: http://portal.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2013/02/22-fev-13-conselho-nacional-lgbt-elege-entidades-para-compor-gestao-no-bienio-2013-2015