ENCONTRO DISCUTE CRIAÇÃO E OPORTUNIDADE DE EMPREGOS PARA TRAVESTIS E TRANSEXUAIS

O Engenho Central foi palco, ontem à noite (29), de evento que marcou a discussão sobre a igualdade de empregos para travestis e transexuais de Piracicaba e região. Promovido pela ONG Glitter, em parceira com a vereadora Madalena (PSDB), o segundo encontro regional de travestis e transexuais teve como tema: “Emprego com Respeito e Dignidade”.

A reunião, realizada no armazém 14 do Engenho, contou com a participação do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), dos secretários municipais Sérgio Furtuoso (Trabalho e Renda) e Rosângela Camolese (Ação Cultural), de Giovannna “Baby”, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, Indianara Siqueira (Redtransbrasil – América Latina e Caribe), Carol Venturine (ONG Glitter), Moisés Taglieta, coordenador de prevenção das DST/AIDS, do Cedic, além de representantes da sociedade e do governo do Estado.

A finalidade do encontro foi discutir a dificuldade que os travestis e transexuais têm para se conseguir um emprego, com carteira assinada, não só em Piracicaba, mas, em municípios maiores. Em entrevista à TV Câmara, o titular da SEMTRE – Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Furtuoso, ressaltou que pretende propor a realização de cursos de qualificação, não somente para a categoria, “mas aberto a todos os interessados”. Moisés Taglieta, coordenador de políticas públicas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis do Cedic – Centro de Doenças Infectocontagiosas- afirmou que os travestis estão corretos em “colocar a cara a tapa”.

Segundo ele, “hoje é outra realidade, e vocês têm direito de reivindicar amparo da Constituição para questões trabalhistas”.

Emoção

Cerca de 10 pessoas, entre autoridades e personalidades, compuseram a mesa dos trabalhos diretivos na noite de ontem. O momento de emoção se deu quando da fala da vereadora Madalena. “Eu vou contar uma coisa pra vocês: quando eu tinha 13 anos, já sentia vontade de ser mulher, pois falava isso pra minha mãe. Nesse tempo eu apanhei muito do meu pai, pois ele falava que eu era esquisito (…) até que um dia eu fugi de casa, após apanhar bastante. A ex-vereadora, por Piracicaba, Ditinha Penezi foi uma das pessoas que me ajudou muito, me deu emprego, me ensinou bastante coisa, dormi muitas vezes no chão, coberta com jornal e, hoje, estou aqui lutando”, concluiu.

Emprego para travesti

O proprietário de uma lanchonete, localizada na entrada do bairro Morumbi, nas proximidades do Clube Cristovão Colombo, Jair Britto, foi um dos homenageados da noite. Ele empregou em seu estabelecimento duas transexuais para o trabalho de garçom, ambas receberam registro profissional. “Eu abraço a causa, defendo o movimento porque nunca tive nenhum problema com elas (travestis), pois trabalham direitinho. Há muito preconceito por parte da sociedade”.

O prefeito Gabriel Ferrato disse em seu pronunciamento que Piracicaba tem aberto espaço para qualquer debate que seja democrático. “Eu fui secretário de Educação, elaboramos políticas inclusivas para pessoas portadoras de alguma necessidade especial, conversamos muito com os conselhos e estamos dispostos a contribuir para melhorar a qualidade de vida de vocês”.

Outro assunto abordado durante o evento foi o decreto municipal nº 14.879/2012, de autoria do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), que garantiu a utilização do nome social dos travestis e transexuais em atos e procedimentos promovidos pela administração municipal, válido para solenidades da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Semae, além de outras autarquias e fundações municipais. Ao final, houve um debate sobre o tema com a distribuição de preservativos, além de folders com informações sobre como denunciar o preconceito e a discriminação. Em Piracicaba, de acordo com informações do IBGE, existem dois mil travestis.