Câmara realiza “Roda de conversa” em alusão ao dia internacional dos direitos humanos e contra a intolerância religiosa

Na última quarta-feira, 10 de dezembro, o gabinete da vereadora Madalena, em parceiria com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba e o movimento de combate à intolerância religiosa de Piracicaba e região, realizou um encontro, chamado “Roda de conversa”, em cumprimento à lei 13504/09, com o objetivo de reunir representantes de diversas religiões e culturas para discutir as diferenças e peculiaridades de cada segmento religioso.

Com diálogos amplos e respeitosos, foram apresentadas demandas, sugestões e esclarecimentos de cada representante.

Entre os presentes na reunião, destacaram-se católicos, umbandistas, zeladores de casas de Candomblé, adventistas do sétimo dia, mormons, filosofia Sei-sho-no-iê, além de muitos outros convidados de diversas vertentes da fé.

Foram debatidos temas de interesse universal, como as ligações entre o divino e o sagrado, práticas de adoração, meditação, ritos e cerimônias, e a inter-correlação dessas práticas com a sociedade, política e a história.

Ao fim da reunião, foram apresentadas ideias para melhor interpretação e colaboração, como o mapeamento dos pontos de culto religioso, propostas de continuidade do grupo que formou a “roda de conversa”, tornando-o permanente, promoção de conhecimentos sobre práticas distintas de fé. Foi lembrado, também, que o dia 21 de janeiro tornou-se o dia nacional de combate à intolerância religiosa, após a morte de uma pessoa vítima da falta da conhecimento sobre suas práticas.