Conepir tem mais uma vitória: Hino À Negritude agora é lei em Piracicaba

PL obriga execução do Hino à Negritude em solenidades da raça negra

De autoria de Matheus Erler, projeto de lei 61/2014 foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira.

Foto: Fabrice Desmonts – MTB 22.946

Projeto de lei de Matheus Erler foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira

Foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (30) o projeto de lei 61/2014, de autoria do vereador Matheus Erler (PSC), que oficializa o Hino à Negritude, criado pela lei 4.209/1996, e determina sua execução em todas as solenidades que envolvam a raça negra em Piracicaba.”Escrito pelo poeta e professor Eduardo Ferreira de Oliveira, o Hino à Negritude é uma grande bandeira da luta por direitos e reafirmação do negro enquanto ator social essencial na formação histórica da sociedade brasileira”, afirma o vereador, na justificativa do texto encaminhado ao plenário.Matheus Erler também destaca que, além do valor simbólico e histórico, o Hino à Negritude consolida mais um passo na caminhada contra o preconceito racial. Sob o aspecto pedagógico, detalha o legislador, a divulgação do hino promove “resgate poético da contribuição que os negros tiveram no desenvolver da nação brasileira”.”Por fim, há que se ressaltar que a propositura deve ser vista sob o prisma da diversidade da população brasileira e com o dever público da negação do racismo, a inferiorização, estigmatização e invisibilidade da população negra”, conclui.

Texto:  Erich Vallim Vicente – MTB 40.337