Comunidade negra busca maior representatividade

Conepir cria comissão no Aglomerado Urbano e Madalena pede ações de igualdade racial

Foto: Suelen Faria (Câmara dos Vereadores de Piracicaba)

Evento na Câmara de Vereadores, na tarde de quarta-feira (23/04), discutiu a implantação de políticas públicas de promoção à igualdade racial na cidade e região.

Na ocasião, o Conepir (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba) anunciou a criação de uma Comissão de promoção da igualdade racial no Aglomerado Urbano de Piracicaba e a vereadora Madalena (PSDB) solicitou ao município a criação de uma coordenadoria para discussão da igualdade racial no município, além da inserção da cidade ao programa Juventude Viva, do governo federal, que prevê, entre outras ações, o enfrentamento do racismo.

Membros do Conselho, entidades, secretários, vereadores e o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) participaram do encontro. O prefeito parabenizou a iniciativa e afirmou que o governo fará “tudo o que pode” para enfrentamento da discriminação.

“Somos limitados, há coisas que não cabe ao município resolver. Temos tentado reforçar as ações de desigualdade social”, disse.

O presidente do Conepir, Adney Araújo, informou que a criação da Comissão é baseada no Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), que prevê a prática de ações visando a igualdade racial.

“Queremos que a Comissão possa agir no Aglomerado e trabalhar educação, trabalho e renda, moradia, violência e outros assuntos. Isso falta também em muitos municípios”, disse.

Segundo ele, a comissão contará com presidente, vice-presidente e secretário, que deverão ser escolhidos em uma próxima reunião com representantes dos 22 municípios que compõem o Aglomerado.

O procurador-geral do município, Mauro Rontani, afirmou que o município vê com bons olhos a iniciativa do Conepir, visando “fortalecer as ações do Aglomerado”.

O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), que também compôs a mesa dos trabalhos, considerou “motivo de orgulho” a articulação da comunidade negra. Madalena entregou uma cópia de seus pedidos ao prefeito e recebeu, segundo sua assessoria, orientações da coordenadora estadual de Políticas para a População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Elisa Lucas Rodrigues, que esteve presente no evento e endossou a importância de políticas voltadas à comunidade negra.

“A violência com a população negra é muito grande, principalmente aos jovens”, disse sobre os diversos casos de homicídios registrados no país.

Reportagem: Lilian Geraldini (Jornal de Piracicaba em 24/04/2014)
Fotos: Suelen Faria (Câmara dos Vereadores de Piracicaba) e Rodrigo Carvalho