A entidade divulgou no domingo a campanha de conscientização ‘Somos Iguais’ que tem a intenção de repudiar casos de racismo no futebol
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou uma campanha de combate ao racismo no último domingo (20). Com o slogan ‘Somos Iguais’, ela inclui a criação de um aplicativo para dispositivos móveis que permite denunciar atos de discriminação em eventos esportivos.
Segundo a CBF, a intenção da campanha “é a conscientização e o repúdio sobre qualquer ato de preconceito, seja racial, econômico, religioso, social, sexual, dentre outros”. A entidade ainda não anunciou quando o aplicativo será lançado, mas a intenção é que as denúncias feitas pelos torcedores ainda de dentro do estádio sejam encaminhadas para as autoridades competentes.
A campanha foi idealizada após casos de racismo contra os jogadores Tinga, do Cruzeiro, Arouca, do Santos, além do árbitro Márcio Chagas da Silva. Os três foram vítimas de preconceito racial neste ano e são garotos-propaganda da ação da CBF.
Tinga, Arouca e Márcio fazem parte do vídeo divulgado pela entidade que comanda o futebol no Brasil para conscientização em torno do racismo. O texto foi elaborado pelo jornalista Mauro Beting e vai ser exibido em telões de estádios no país, inclusive antes dos amistosos feitos pela seleção brasileira na preparação para a Copa do Mundo.
Além do vídeo e do aplicativo, os jogos com transmissão da televisão aberta devem ganhar atenção. Antes do início dos jogos, faixas com a mensagem da campanha serão levadas para o campo e dez bolas personalizadas com o logo ‘Somos Iguais’. Nelas haverá a frase ‘faça um selfie com a bola usando #somosiguais e sua foto poderá aparecer nas redes sociais da CBF’, estimulando os torcedores a participar da ação.
Em todos os jogos das séries A e B do campeonato brasileiro, os árbitros usarão um patch com o logo da campanha e placas de publicidade em torno do campo também exibirão a marca ‘Somos Iguais’. Nos dois jogos da seleção brasileira antes da Copa do Mundo, as ações de conscientização devem se repetir.
Veja abaixo o vídeo da campanha:
Fonte: iBahia