Na última sexta-feira (13/07/12), no gabinete do prefeito de Piracicaba, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), empossou novos conselheiros para a gestão 2012/2014. Os nomeados serão os responsáveis pela fiscalização do cumprimento da legislação, que assegura os direitos de crianças e adolescentes do município.
Na oportunidade o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri e a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio falaram sobre a importância da atuação dos conselheiros junto à outros órgãos que trabalham para a garantia do bem-estar de crianças e adolescentes.
Após a cerimonia, os conselheiros se reuniram para a votação da nova mesa diretora que elegeu como presidente, a Sra. Keila Arruda Valente, como vice-presidente, o Sr. Fábio do Amaral Sanches, 1ª secretária, a Sra. Mayara C. Bueno e 2ª secretária, a Sra. Iara Ap. Rodrigues.
Para atuação na gestão de 02 anos, foram empossados, Rosa Maria Pompeu Ferreira, Fábio do Amaral Sanches, Mayara C. Bueno, Nathália Guimaro Srair, Nanci Carolina Minotelli Benetello, Taina Rekã e Maria Madalena Trincanico de C. Silveira, titulares e Everaldo Rolim dos Santos, Roberta C. Costa de Souza, Edison Piacentini e Débora Correa Bueno como suplentes.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão deliberativo responsável por assegurar a prioridade para a infância e a adolescência, previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 de 13 de julho de 1990), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), formula e acompanha a execução de políticas públicas de atendimento à infância e à adolescência.
Além de formulador das políticas públicas, também é sua atribuição, manter o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o ECA.
O CMDCA realiza reuniões mensais (2ª sexta-feira de todo mês), na sede da Casa dos Conselhos, para discussões sobre a garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Piracicaba. Suas reuniões são abertas para a participação da sociedade.