Conselheiros da Criança e do Adolescente participam de capacitação

A capacitação será realizada na Casa dos Conselhos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), articulado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promove nesta sexta-feira (31/08), das 8h às 13h, na Casa dos Conselhos, capacitação sobre estratégias para elaboração de planos municipais.

A capacitação será baseada em palestra e oficinas interativas, realizadas pelo psicólogo José Carlos Bimbatte Junior. A expectativa é que participem pelo menos, 20 pessoas entre conselheiros do CMDCA e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca).

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Keila Arruda Valente, a proposta da capacitação é apresentar instrumentais para o diagnóstico e articulações das políticas públicas. “Esta é uma forma de capacitar nossos conselheiros para um trabalho mais participativo e aprimoramento técnico/metodológico sobre o Fumdeca”, diz.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Piracicaba, tem por finalidade o atendimento aos direitos da criança e do adolescente no município por meio de políticas básicas de educação, saúde, recreação, esportes, cultura, lazer, profissionalização e outros, assegurando-se em todas elas, o tratamento com dignidade e respeito à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Composto por membros da sociedade civil e Poder Executivo Municipal, o CMDCA mantém um registro das entidades sociais que realizam programas e projetos em acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo também o responsável por administrar o Fumdeca – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que direciona recursos destinados pelo Imposto de Renda pessoa física/jurídica, para as instituições beneficiadas.

Em 2011, a arrecadação repassada pelo Fumdeca atendeu mais de 3 mil pessoas em 16 Projetos Sociais. Foram inscritos projetos voltados à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social, inclusão social de portadores de deficiências, entre outros.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES)
Rua Alferes José Caetano, 1.128 – Centro
Jornalista: Flávia Silva –MTB 43.882