Piracicaba incentiva combate ao abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes

As atividades serão realizadas nos dias 17 e 18 de maio

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promove nos próximos dias 17 e 18 de maio, mobilização junto à população piracicabana sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A programação contará com mesa redonda e passeata na região central.

Criado pela Lei Federal n.º 9970/00 em 18 de maio de 2.000, o Dia Nacional de Combate foi escolhida em razão do “Crime Araceli” – uma menina de apenas oito anos de idade que teve os seus direitos humanos violados e foi assassinada em Vitória (ES), em 1973. A data tem o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes.

As atividades que fazem referencia à data, devem reunir profissionais que atuam com crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual, entidades sociais, projetos municipais, entre outros. Durante esta semana, haverá sensibilização nos Terminais de Integração e estimulo à denuncia de casos de violência sexual e outras violações de direitos.

No dia 17 de maio, às 13h, no auditório do Senac, será realizada mesa redonda com profissionais do serviço social, psicólogo e advogado para debater o tema. Dia 18 de maio, a população está convidada a participar da passeata que estará concentrada em frente ao Mercado Municipal e percorrerá a rua Governador Pedro de Toledo, até a praça José Bonifácio, onde poderão assistir à apresentações culturais com as crianças e adolescentes do projeto Case – Centro de Atendimento Socioeducativo, do Recriando, das oficinas da Secretaria de Ação Cultural, além de prestigiarem a apresentação da banda do Instituto Formar, exposição de cartazes produzidos por crianças e adolescentes da rede Municipal de Ensino e Case, Balão pula pula, cama elástica e outras atrações.

De acordo com a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes Secamilli, este é um momento único para despertar a sociedade, para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento terá a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselhos Tutelares, Secretaria de Educação, Ação Cultural, Semuttran, Selam, Sedema, Guarda Municipal, Senac e Camara de Vereadores.

As inscrições para a mesa redonda seguem até o dia 15 de maio, através do site www.semdes.piracicaba.sp.gov.br

Denuncie, violência é crime!

Disque 100

Conselho Tutelar I – 3422.9026 / 3432.5775

Conselho Tutelar II – 3421.8962 / 3413.5497

Delegacia da Mulher – 3433.7022