62ª Etapa – Circuito Solidário de Xadrez.

Ocorreu no Município de Piracicaba no último domingo (15), a 62ª Etapa do Circuito Solidário de Xadrez, na qual teve a participação e apoio do CMJ-PIRA.

O circuito teve 6 rodadas de 21 minutos para cada jogador, contando com a participação de 191 jogadores, divididos entre as categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16, sub 18, sub 21, Absoluto e Sênior (feminino e masculino).

incollage_20180415_202057740

O organizador local do evento, Sr. Roberto Telles, explicou que foram arrecadados aproximadamente 300 quilos de alimentos não perecíveis. O objetivo do evento é promover a solidariedade dentre os praticantes do esporte, visto que um quilo de alimento não significa muito para quem está doando, mas pode significar consideravelmente para aquele que estará recebendo, desta forma, o xadrez deixa de ser somente um esporte que envolve arte, ciência e diversão para ser uma ferramenta que eleve a cidadania.

Para maiores informações sobre Circuito Solidário de Xadrez, clique aqui!!

Projeto Corrida Solidária.

Autor: Comunicação/CMJ-PIRA.

Neste domingo (15), o Conselho Municipal da Juventude de Piracicaba, esteve presente na 6ª Maratona de Revezamento JP, através da implantação do Projeto Corrida Solidária, contemplando a participação gratuita de 9 jovens piracicabanos no evento.

incollage_20180415_191344967

“O objetivo do projeto é promover a solidariedade e incentivar a prática de atividades físicas, oportunizando jovens carentes através de isenção integral da inscrição. As corridas são desenvolvidas por empresas parceiras através da Chelso Sports, que disponibilizam gratuitamente o espaço e toda a infraestrutura do evento para que o CMJ-PIRA promova também suas ações e pesquisas junto aos demais participantes”, explica Allan Diego Amorim Galvão Louzada, Vice-Presidente do Conselho Municipal da Juventude e idealizador do projeto.

img-20180416-wa0053

“Ter participado da prova e representado o Conselho Municipal da Juventude foi a realização de um sonho! Venho treinando muito, quase todos os dias, sob sol e chuva, frio e calor, e sempre tive vontade de participar de um evento como este, mas por eu ser de família humilde nunca tive condições de custear a inscrição. Este apoio que o CMJ-PIRA está dando para os jovens das comunidades é fantástico, pois acredito que uma das melhores ferramentas para tirar os jovens das drogas é o esporte”, destacou Michel Bastos, 26 anos, um dos 9 participantes da primeira edição do projeto Corrida Solidária.

img-20180415-wa0035

Os jovens inscritos pelo CMJ-PIRA participaram do evento em duas modalidades distintas, um competidor solo e duas equipes quarteto, obtendo respectivamente a quarta, quinta e oitava colocação.

img-20180415-wa0032Quer participar do projeto? Entre em contato conosco através do e-mail conselhodajuventude@piracicaba.sp.gov.br.

Dia Mundial da Juventude.

Autor: Comunicação/CMJ-PIRA.

“Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro” (Franklin D. Roosevelt).

img-20180330-wa0011

Conselho Municipal da Juventude visita a Casa de Cultura Hip Hop.

Autor: Comunicação/CMJ-PIRA.

Objetivados por conhecer as atividades desenvolvidas e firmar parceria visando melhorar o entendimento e desenvolvimento de politicas públicas voltadas aos jovens piracicabanos, membros do Conselho Municipal da Juventude de Piracicaba visitaram na última quarta-feira (28), a Casa de Cultura Hip Hop, localizada na Rua Jaçanã Altair Pereira Guerrine, nº 130, bairro Higienópolis em Piracicaba.

Jpeg

Bira, presidente da Associação Comunitária, Cultural, Educacional e Política – A Casa de Cultura Hip Hop, explicou que a ONG foi instituída em 2009 e atende cerca de 300 crianças e jovens com atividades de arte, cultura, comunicação, esporte, lazer, cidadania e educação para o trabalho, a partir dos cinco elementos da cultura hip hop: Grafite, Dj, Breaking Dance, Mc’ e Consciência.

pista-de-skate

A metodologia da Casa é pautada na educação integral em prol do fortalecimento das famílias e comunidades, sendo as ações parametrizadas pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança, Constituição Federal Brasileira, Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto da Igualdade Racial.

Através de professores, educadores sociais, atletas, artistas e voluntários em geral, a casa oferece aulas e oficinas gratuitas em diversas modalidades como Jiu Jitsu, Breack Dance, Percussão, Capoeira, Skate, Maracatu, Samba Lenço, além de contar com projetos de incentivo a leitura.

aula-de-jui-jitsu

O Conselho Municipal da Juventude de Piracicaba, representado por Luiz Phelipe Galdi Bissoli, Allan Diego Amorim Galvão Louzada e Luiz Azal Junior, respectivamente, Presidente, Vice-Presidente e Conselheiro, explicou a importância do CMJ-PIRA na participação direta de formulação e acompanhamento das políticas públicas dirigidas à juventude, de forma que garantam a integração e participação do jovem no processo social, econômico, político e cultural de Piracicaba.

Clique aqui e saiba mais sobre a Casa de Cultura do Hip Hop!!

Conselho Municipal da Juventude realiza atividades do projeto “Pé de Meia”.

Autor: Comunicação/CMJ-PIRA.

O Conselho Municipal da Juventude de Piracicaba, em parceria com membros do Clube de Mercado Financeiro FEARP USP e a Diretoria de Ensino de Piracicaba, desenvolveu na última quarta-feira (21), as atividades do Projeto “Pé de Meia” para os alunos do 3º ano do ensino médio da E.E. João Guidotti, localizado no Bairro Morumbi em Piracicaba.

005

Segundo dados da S&P Ratings, que é uma organização que faz pesquisas na área de mercado financeiro, 81% da sociedade brasileira não sabe administrar seus recursos financeiros. Outro dado importante, aponta o Brasil na 74º posição do ranking mundial de educação financeira, atrás de países muito pobres, como Madagascar e outros do continente africano.

Percebe-se que o povo brasileiro realmente não sabe lidar com dinheiro, e é justamente por este motivo que os alunos da FEARP USP desenvolveram o projeto “Pé de Meia”.

O Diretor do projeto na vertente Júnior, Gabriel Medeiros Alvarenga explica que: “O objetivo principal do projeto é levar educação financeira para a sociedade e deixar o nosso legado por onde passarmos. Nós fazemos isso através de 3 vertentes, a vertente Consulta, que faz atendimento individual com pessoas altamente endividadas, a vertente Executivo, que leva palestras para adultos e colaboradores de empresas e a vertente Júnior, que leva educação financeira para o principal público-alvo: crianças e adolescentes”.

012

“As crianças e os adolescentes são as futuras gerações e precisam ter conhecimentos capazes de transformar a realidade social, portanto, levar educação financeira para elas é pensar a longo prazo” explicou Luiz Phelipe Galdi Bissoli, Presidente do Conselho Municipal da Juventude de Piracicaba e idealizador da vinda do projeto “Pé de Meia” para o Município.

004

 O mini curso contemplou aproximadamente 60 adolescentes com idade entre 16 e 17 anos e teve duração de 05 horas, divididas em teoria e prática.

008

Gostou do projeto e gostaria de levá-lo para a sua escola ou comunidade?

Entre em contato conosco através do e-mail conselhodajuventude@piracicaba.sp.gov.br.

Informativo.

Aulas gratuitas de cross fit, alongamento e condicionamento físico no Centro Esportivo da Selam.

Autor: Leandro Bollis/SELAM.

centro-esportivo-da-selam

Dentro do objetivo de transformar o Centro Esportivo em um espaço multiuso agregando diversas modalidades esportivas e oferecendo gratuitamente à população, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) está com vagas disponíveis em algumas atividades dentro do PAM (Programa de Atividades Motoras).

De acordo com os professores da Selam, Mônica Graner e Clévis Spada, as atividades de cross fit (às terças e quintas-feiras às 20h), alongamento (às terças e quintas-feiras às 17h30), ginástica funcional (segundas, quartas e sextas-feiras às 14h  e condicionamento físico (segundas, quartas e sextas-feiras às 15h30) estão com vagas disponíveis. “O interessado pode vir ao Centro Esportivo no dia e horário das aulas, com roupa especifica para pratica esportiva e iniciar imediatamente a atividade”, explicaram.

As aulas estão sendo realizadas sob orientação dos professores Paulo Lacorte e Edson Sales. Para mais informações, o interessado deve entrar contato, por meio do telefone 3422-0233.

 O Centro Esportivo da Selam fica na na rua Governador Pedro de Toledo, 771, esquina com a Prudente de Morais, no centro de Piracicaba.

Projeto “Pé de Meia”.

Autor: Comunicação/CMJ-PIRA.

O Conselho Municipal da Juventude em parceria com a Diretora de Ensino de Piracicaba e a USP de Ribeirão Preto, realizará na próxima quarta-feira, 21 de março de 2018, na escola Estadual João Guidotti, a primeira palestra do projeto Pé de Meia no Município de Piracicaba, no qual contemplará aproximadamente 60 adolescentes com idade entre 16 a 17 anos e tem como intuito principal transmitir princípios básicos para os jovens piracicabanos sobre educação financeira e suas nuances.

Para fornecer a todos educação financeira visando aprimorar o seu desenvolvimento pessoal e contribuir para o fortalecimento da sua cidadania, foi desenvolvido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA – RP) em parceria com a entidade estudantil Clube de Mercado Financeiro o “Projeto Pé de Meia”, que tem como objetivo fornecer o conhecimento básico sobre educação financeira. Esse projeto tem a estrutura de um mini curso em quatro módulos de uma hora e meia cada. O foco é capacitar jovens e adultos na auto-gestão financeira, baseando-se nos conceitos: orçar, poupar e investir. O Projeto Pé de Meia, é uma idealização social, que acrescentará muito a todos aqueles que tiverem acesso à ele.

0001