FRENTE NACIONAL DROGAS E DIREITOS HUMANOS

A Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos (FNDDH) foi criada em 2012 reunindo entidades e movimentos sociais pelo Brasil que lutam por políticas de drogas baseadas nos direitos humanos, denunciando a repressão policial e ações higienizadoras que criminalizam a pobreza. Posicionamos-nos contra a atual políticaproibicionista de drogas e assumimos os princípios da luta antimanicomial e da redução de danos no acolhimento e no tratamento de usuários abusivos de drogas.

Estamos atravessando um momento político que requer respostas. Em 2010 consolidou-se nas práticas do governo federal a centralidade da questão das drogas, e em particular do combate ao crack a partir de uma visão punitiva e segregativa dos usuários.

Em são Paulo especificamente temos vivido ações violentas da polícia e do Estado sob o pretexto de combate ao tráfico; internações forçadas invariavelmente de pessoas pobres principalmente em regiões em que, não por acaso, há interesses especulativos, como a chamada “cracolândia” na região da Luz.

Convidamos organizações e instituições ligadas às lutas pelos direitos humanos e todos que vivem cotidianamente os desafios destacados para participar da Frente Drogas e Direitos Humanos São Paulo.

 

fddhsp@gmail.com ou fnddhbrasil@gmail.com