Piracicaba, 31 de julho de 2014 – O Conselho da Cidade e o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – Ipplap promovem, na próxima quarta-feira (06), às 19h, assembleia territorial em Monte Alegre, que será realizada no Centro Comunitário do bairro, localizado na Avenida Comendador Pedro Morganti, nº 155
A intenção desta primeira assembleia territorial, prevista no regimento interno do Conselho, é apresentar a comunidade de Monte Alegre e também a todos os interessados, uma proposta de Zeladoria para o bairro. “Nós vamos apresentar um primeiro desenho que pensamos para Zeladoria para a comunidade e colher dados e anseios desta mesma comunidade”, explica Lauro Pinotti, diretor-presidente do Ipplap.
Pinotti frisa que a proposta que será apresentada inclui o respeito aos usos consolidados no bairro, mas também sugere novas possibilidades de uso para área. Além do bairro Monte Alegre em si, a proposta inclui a zona rural envoltória. “Esta região tem particularidades e características que nos permitem definir o satélite de Zeladoria de Monte Alegre, que seria uma região que engloba Monte Alegre, mas também a zona rural envoltória, em que vislumbramos a necessidade de zelar pelo patrimônio histórico, mas requalificando economicamente. O padrão é reforma que foi feita no teatro do Erotides de Campos: você tem algo que é antigo, que foi requalificado e que abriga novas atividades modernas. Esta é a idéia da zeladoria. Você só consegue fazer isso dando novo valor econômico para área.”
Este é um segundo encontro para discutir o bairro. O primeiro deles foi a realização de palestra técnica, que aconteceu em 28 de maio e que teve como tema “Requalificação de espaços urbanos com foco em Monte Alegre”, com as apresentações do arquiteto Marcelo Cachioni, que versou sobre Zonas de Zeladoria do Patrimônio Cultural e do professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq/USP, Weber A. Neves do Amaral, que versou sobre “Polos de desenvolvimento tecnológico e econômico: oportunidades para requalificação de espaços urbanos e conservação do patrimônio”.
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076