5ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba acontece no dia 13 de abril

A Prefeitura do Município de Piracicaba realizará a 5ª Conferência Municipal da Cidade no próximo dia 13 de abril, a partir das 8h, no Armazém da Cultura Maria Dirce de Almeida Camargo – Estação da Paulista.

A 5ª Conferência Municipal da Cidade tem como foco principal o debate, entre governo e sociedade civil, sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano– SNDU, cuja criação parte da necessidade de coordenar as ações governamentais (Governo Federal, Estadual e Municipal) relacionadas às políticas urbanas de forma a universalizar o direito à cidade, em especial, o acesso à moradia digna, aos serviços de saneamento ambiental e à mobilidade urbana. Neste sentido, a Conferência deve desenvolver os trabalhos a partir do tema: “QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ”.

Todos os representantes dos segmentos a seguir discriminados podem participar da Conferência. Portanto, as entidades que se enquadram nos segmentos deverão indicar uma única pessoa para representá-la, com direito a voz e voto, que será designada como “delegado”, que representará Piracicaba na 5ª Conferência Estadual da Cidade. Os demais interessados poderão participar como observadores.

Segmentos: I- gestores, administradores públicos e legislativo municipal; II- movimentos populares; III – trabalhadores, por suas entidades sindicais; IV- empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano; V- entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; VI- ONG´s com atuação na área do Desenvolvimento Urbano.

Documentos para se credenciar como delegado na 5ª Conferência Municipal da Cidade:

1- cópia do estatuto da entidade representada, devidamente registrado em Cartório;

2- cópia da ata de eleição ou posse da atual direção da entidade representada, devidamente registrada em Cartório;

3- ofício assinado pelo representante legal da entidade dando poderes para representar a mesma na 5ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba;

4- documento oficial com foto.

Eleição do Conselho da Cidade integra a programação da Conferência

O Conselho da Cidade é um órgão consultivo e deliberativo em matéria de natureza urbanística e de política urbana, criado pela Lei Complementar nº 186, de 10 de outubro de 2006.

A composição dos membros da Sociedade Civil no Conselho da Cidade tem o seguinte critério: I- 3 representantes dos empresários: 1 do setor imobiliário, 1 do setor sucroalcooleiro e 1 dos demais setores econômicos; II- 6 representantes dos movimentos sociais: 1 do sindicato dos trabalhadores rurais, 3 do sindicato dos trabalhadores urbanos e 2 dos movimentos populares ou associações de moradores; III- 3 representantes de organizações não governamentais, entidades técnicas ou profissionais e instituições de ensino ou pesquisa; IV- 4 representantes das diferentes unidades de planejamento territorial, incluindo as regiões: norte, sul, leste, oeste, centro e a Macrozona Rural.

Para participar da eleição, os representantes das entidades devem se credenciar, munidos dos seguintes documentos:

3- ofício assinado pelo representante legal da entidade dando poderes para representar a mesma no Conselho da Cidade;

4- documento oficial com foto.

A eleição dos representantes da Sociedade Civil do Conselho da Cidade se dará após a eleição dos delegados na 5ª Conferência Municipal da Cidade.

Observação:

Caso o representante da entidade participe nas duas eleições poderá apresentar apenas uma cópia do estatuto e uma cópia da ata (comum para as duas eleições); apresentar documento oficial com foto e dois ofícios: um para representar a entidade na 5ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba e outro para representar a entidade no Conselho da Cidade.

O credenciamento para ambas as eleições deverá ser realizado no dia do evento das 8h às 8h30.

PAUTA DA 5ª CONFERÊNCIA DA CIDADE:

8h00 Credenciamento e café
9h00 Composição da mesa diretora e palavra de abertura do Prefeito Municipal de Piracicaba
9h30 Avaliação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Conferências Nacionais, realizadas em 2003, 2005, 2007 e 2009, respectivamente, e atuação do Conselho das Cidades
10h Exposição dos palestrantes sobre o temário da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba “QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!”, baseado nos 4 eixos estruturantes. São eles:
1. Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU
2. Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU
3. Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial
4. Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade
12h Almoço
13h30 Acordamento
14h Reunião dos grupos temáticos com o respectivo palestrante do eixo e escolha das propostas