Reunião com Prefeito Barjas Negri – Apresentação do Plano de Atenção ao Usuário de Álcool e outras Drogas

O prefeito Barjas Negri recebeu na última segunda feira (27/03), representantes do Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad), para a apresentação do Plano de Atenção ao Usuário de Álcool e outras Drogas. O Plano foi construído pelo Comad em parceria com o Núcleo de Estudos e Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp, a partir de solicitação do Governo Municipal.

O objetivo do Plano de Atenção elaborado coletivamente, é orientar quanto às ações já realizadas desde a sua instituição, e empreender novas atividades que contribuirão na qualificação da atenção aos usuários de Álcool e outras Drogas do município de Piracicaba, bem como na construção de uma política para o município com base nos princípios da democracia e dos direitos humanos.

A proposta conta com estratégias no âmbito da promoção à saúde, de prevenção primária, secundária e terciária, no âmbito da recuperação e reabilitação. Durante os 10 meses de elaboração, foram realizadas oficinas de planejamento para o diagnóstico, capacitação, para o alinhamento conceitual e formulação do Plano.

No levantamento do diagnóstico, oficinas e elaboração do Plano foram analisados documentos, programas e ações das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), de Educação, de Saúde, de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Guarda Civil Municipal, Pasca/Seame, Amor Exigente, Escola de Pais, etc.

Após a apresentação ficou definido que o prefeito Barjas Negri incluirá na próxima reunião com os Secretariados a apresentação o Plano de Atenção ao Usuário de Álcool e outras Drogas, para que em conjunto possam conhecer, dialogar e viabilizar a implementação das propostas.

Leave a Reply