ATA DE 30 DE OUTUBRO 2018

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA 30 DE OUTUBRO DE 2018

Foi realizada dia trinta de outubro de dois mil e dezoito a Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde em segunda chamada as dezenove e quinze horas com a presença dos conselheiros titulares Katia Maria Paschoalini, Valeria Capis da Cruz, Prof. Marcelo de Castro Cesar, Prof., Fabio Leissmamm, Maria Ângela A. de Moraes Rossetto, Graziela Gozzo Tozin., José Maria Dini, Osvaldo Aparecido San Juan, Bento Francisco Teixeira Inez Machado de Lima, Neusa Ap. Tonin Batista, Milton Costa. Rafaela Mossarelli Penedo e Jacqueline de Campos C. Tedesco. Justificaram presença: Dr. Ricardo Manzoni, Dr. Pedro Antonio de Mello e Dr. Cesar R. Schimit. Suplentes presentes Mirna Goretti Vitti, Edson B. dos Santos, Vicente de Souza Duarte. Zélia Oliveira da Silva Correr. Justificaram as ausências, Jose Antonio Fernandes Paiva Dr. Ricardo Tedeschi Matos, Dr. Moises Francisco B. Taglietta, Lúcia Pavão e presença de 30 participantes convidados. Iniciou a reunião sendo presidida pelo conselheiro Milton Costa que nômea como secretária Maria Angela A. M. Rossetto. Iniciado os trabalhos da noite houve a manifestação do presidente senhor Milton Costa que em seus informe fala por um longo tempo sobre a ausência de colaboração tanto dos próprios conselheiros, como dos membros representantes de Comissões Locais de Saúde e enfatiza e exemplifica o quanto é danosa essa situação para o bom andamento do Conselho. Ato contínuo: houve manifestação geral sobre a falta de alguns medicamentos e insumos que persiste ainda na rede. Houve, também, claros depoimentos sobre o envolvimento de funcionários da rede, que em sua maioria se recusam a manifestar-se por medo de represarias, o que foi amplamente questionado e discutido com o presidente senhor Milton Costa envolvendo conselheiros, trabalhadores da Saúde e participantes, onde ficou decidido que haverá uma reunião executiva no conselho para deliberar sobre o assunto. Dado ao adiantado da hora o presidente dá a palavra ao convidado da noite senhor Reginaldo- Coordenador da Central de Relacionamento com o Usuário SUS – CENTRUS que inicia destacando a deficiência em Oftalmologia com 30.000 Usuários para a 1ª consulta e prioridade de 1.340 consultas por mês, sendo que não se tem condições de atendimento para esta demanda mensal, tendo que contar ainda com os atendimentos de prioridades e de influências externas. Destacou que prioridade deve ser pelo diagnóstico do paciente e nem sempre pela idade acima de 60 anos, salientando que for atender primeiro e como prioridade os sexagenários, as faixas etárias menores não seriam atendidos nunca. Ressalta que só hoje (30 de outubro) ingressaram no SUS 125 novos usuários em nosso municipio devido a perda do Convênio particular ou do emprego. Em fim, fala que há uma ponta de esperança com o Hospital Regional e com o Projeto Ilumina que auxiliarão para amenizar a situação. Espera que a transição dos Sistema Olostec para um novo Sistema venha a facilitar todo o serviço relativo ao Banco de Dados atual. Falou sobre Ortopedia e Neurologia quais não diferem muito da situação da Oftalmologia. Houve uma participação expressiva dos presentes, com questionamentos, perguntas e sugestões. Todas respondidas pelo palestrante. Novamente, devido ao adiantado da hora, o presidente agradece ao convidado oferecendo-lhe a Moção de Agradecimento, e dá por encerrado os trabalhos da noite e por considerar a solicitação de desligamento da secretária Maria Angela apresentada no início da reunião, eu José Maria Machado de Lima funcionário administrado, fui nomeado para esta função e relatei em síntese esta ata que após lida e sendo aprovada será publicada no sítio eletrônico deste Conselho.

JOSÉ MARIA MACHADO DE LIMA MILTON COSTA