Conferência Municipal do Idoso reúne mais de 100 pessoas

Público do dia 25-04-2015 -  1ª Conferência do Idodo Piracicaba.Conferência Municipal do Idoso reúne mais de 100 pessoas

Data: 29/04/2015
Autor: Flávia Silva Perez Mtb 43.882
Fonte: Semdes

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) em parceria com a Prefeitura do Município de Piracicaba realizou no último sábado (25), a
1ª Conferência Municipal do Idoso, com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as idades”. O evento integrou a I Conferência Municipal Conjunta de Direitos Humanos.

O objetivo do evento foi fortalecer a participação do público da terceira idade, propor diretrizes, além da discussão das propostas, e encaminhamento à Conferência Estadual do segmento.
Durante o credenciamento, os participantes prestigiaram um repertorio encantador de canções saudosas do coral “Cante outra Vez”. O coral da Estação Idoso é composto por 50 coralistas da terceira idade.

Na solenidade de abertura foi feita a leitura do Regimento Interno e, em seguida, passado a palavra aos componentes da mesa: o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Erler, do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nelson Ladeira, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Lúcia Santini, representante do prefeito de Piracicaba, João Francisco de Godoy – secretário de Esportes, representante da procuradoria, Dra. Janete Soares e representante da Secretaria de Saúde.

O presidente do Conselho, Nelson Ladeira, falou sobre a importância de buscar novas políticas públicas, lutar pelo cumprimento das leis e reivindicações dos direitos da terceira idade e também para os jovens, que serão os idosos de amanhã.
A secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, esteve na Conferência para falar sobre a importância da realização. “Desde que iniciamos essa gestão, temos buscado fortalecer os Conselhos Municipais para as reivindicações necessárias para os idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência e o público LGBT”, disse.
Para abrir as atividades, a palestrante Dra. Gisleine Scavacini de Freitas abordou o tema da Conferência de forma expressiva e dinâmica, provocando no público, a efetiva participação na elaboração das propostas durante as discussões dos eixos: Gestão (Programas, projetos e ações); Financiamento (Fundo do idoso e orçamento público); Participação (Política e no controle social). Ao final das discussões foram votadas as propostas para o segmento idoso e as de Direitos Humanos.
O Conselho Municipal do Idoso é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador da política municipal do idoso. É formado por membros do governo municipal e sociedade civil.
Conheça as propostas elaboradas na 1ª Conferência Municipal do Idoso
- Eixo 1: Gestão (Programas, projetos e ações).
Municipal
– Implementação das Práticas Integrativas (medicina alternativa) e complementares no SUS.
Estadual
– Construção dos centros dia do idoso, um em cada região da cidade contemplando as cinco regiões de Piracicaba.
Federal
– Que seja revista à liberação e o estabelecimento do empréstimo consignado.
- Eixo 2: Financiamento (Fundo do idoso e orçamento público)
Municipal
– Foi proposto a criação do fundo municipal do idoso que visa implementar os projetos das entidades que trabalham com este segmento no nosso município de Piracicaba.
Estadual e Federal
– Destinar uma porcentagem de verbas federais e estaduais para os serviços de média complexidade de assistência social como centros dia, e aumentar os recursos destinados ao serviço de atendimento de alta complexidade, como instituições de longa permanência para idosos.
- Eixo 3: Participação (Política e no controle social)
Municipal.

– Criar mais cinco NASI (Núcleo de Assistência a Saúde do Idoso), sendo um em cada região: Sul, Leste, Oeste, Centro e Zona Rural, esta itinerante.
– Criação de Centro de Convivência do Idoso, servindo-se de espaços públicos e privados, que queiram aderir ao projeto.

Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Chácara Nazareth – Piracicaba/SP.