Prefeito Gabriel Ferrato recebe as metas do Plano Municipal de Educação

pme e

Escrito por Rafaela Gazetta

Desde a semana passada, o chefe do executivo tem realizado um importante e minucioso trabalho: analisar e avaliar o Plano Municipal de Educação (PME)  que deverá ser enviado à Câmara de Vereadores de Piracicaba ainda essa semana. O prefeito Gabriel Ferrato esteve na Secretaria Municipal de Educação com a Secretária da Pasta Angela Corrêa, com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Sandra Perina e membros do CME para reunião e recebimento do documento.

Com metas estabelecidas para o período 2014-2024, conforme prevê o Plano nacional de Educação ( PNE),  o PME é o resultado de um ano de trabalho de voluntários da sociedade civil, executivo, legislativo, judiciário, universidades, Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), conselhos, secretarias, sindicatos, e inúmeros outros órgãos e instituições que abraçaram o desafio.  O objetivo do documento é prezar para que as metas estabelecidas para a cidade não sejam apenas cumpridas, mas sim que sejam atingidas com qualidade, de acordo com a presidente do Conselho, Sandra Perina.

Segundo Ferrato, o que lhe preocupa é a qualidade do ensino hoje. “É preciso focar no trabalho de qualidade e não na quantidade. Se não temos um bom ensino básico, temos alunos sem condições de ter uma boa vida acadêmica no ensino médio e dentro da graduação”, disse.

pme2

pme3Fotos: Marquinhos Ferreira

Para a Secretária Angela, o grande desafio foi sintetizar todas as sugestões após a realização de consultas, conferência e audiência pública. “O ensino médio foi pouco explorado no documento. Isso mostra a carência e deficiência do segmento. Houve pouca participação dos profissionais e da população nesta área. Situação que também é registrada no âmbito nacional”, afirmou.

Em Piracicaba, algumas metas estabelecidas pelo governo federal no âmbito da educação infantil, para 2024, já foram cumpridas. Uma delas é a disponibilidade de vagas para crianças de 0 a 3 anos nas creches. O Plano Nacional de Educação prevê 50% até 2024. Só na rede municipal já são atendidas 47% das crianças dessa faixa etária, e 11% na rede particular.

pme1