Piracicaba realiza a IV Conferência Municipal de Educação

Evento coordenado pelo Conselho Municipal de Educação tem como foco o Plano Municipal de Educação

Por Rafaela Gazetta, dia 30 de abril de 2014

Na próxima semana, nos dias 8 e 9 de abril, das 8h às 17h, o Conselho Municipal de Educação promoverá a IV Conferência Municipal de Educação, que tem como foco discutir e votar as propostas do Plano Municipal de Educação. O evento será realizado no Anfiteatro da Secretaria de Educação, que fica na rua Cristiano Cleopath, 1902 – Bairro dos Alemães.

O PME é um planejamento da educação de cada cidade e integra objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo para a educação num período de dez anos, tendo como diretriz o Plano Nacional e Estadual de Educação.

De acordo com a presidente do CME, professora Sandra Perina, a Conferência contará com a presença de professores, diretores e demais profissionais da educação, entidades acadêmicas, sindicais, estudantis, movimentos sociais e representantes da sociedade civil. “Serão dois dias inteiros de discussão, análise e elaboração da versão do Plano Municipal de Educação, que, depois disso, deverá ser submetido ao Conselho Municipal de Educação, que encaminhará para análise do Prefeito Gabriel Ferrato e este enviará à Câmara de Vereadores”, explica.

Segundo a Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa, a Conferência irá ampliar o debate dos problemas vividos na educação de nossa cidade. “O apoio e contribuição das entidades que estarão presentes no evento terão um papel muito importante na evolução da educação em Piracicaba nos próximos dez anos”, disse.

Ainda de acordo com a Secretária Angela, no próximo dia 5, às 14h, acontece a Audiência Pública referente ao Plano Municipal de Educação na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Durante a audiência, serão apresentadas as metas do PME, como se deu todo o processo para sua elaboração.

Na ocasião, os representantes da Comissão Geral Coordenadora farão uma breve explicação do conteúdo do Plano e metas propostas para: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Superior, Ensino Técnico e Formação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, e Gestão do Plano Municipal.

Inscrições – Seguem até amanhã, dia 5, as inscrições para as categorias de delegado e ouvinte. Os interessados deverão acessar o link http://www.sistemas.piracicaba.sp.gov.br/sme/eventos_sme/ e preencher s dados.

Serão 270 vagas ao todo, destas 80 são para ouvintes e o restante para delegados, que tem direito e voz e voto.