Trabalho desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino – Piracicaba

De 14 a 28 de abril, a população de Piracicaba terá a chance de contribuir com uma importante ação do município: a finalização do Plano Municipal de Educação (PME).

O PME é um planejamento da educação de cada cidade e integra objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo para a educação num período de dez anos, tendo como diretriz o Plano Nacional e Estadual de Educação.

A primeira versão elaborada pelas comissões e subcomissões eleitas em setembro do ano passado, está disponibilizada neste link:

http://sistemas.piracicaba.sp.gov.br/SME/PME/filtro_pme_sugestoes/filtro_pme_sugestoes.php e poderá ser consultada até o dia 28 de abril. Trata-se de versão inicial, que será complementada após o período de consulta pública.

Os interessados, nas esferas públicas e privadas, que acessarão a versão online do Plano, em formato PDF, poderão preencher o questionário para sugerir propostas que serão analisadas e, se consideradas, integrarão a versão a ser submetida para análise/decisão na Conferência Municipal de Educação, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de maio deste ano na Secretaria Municipal de Educação.

A consulta pública serve para colher propostas e opiniões sobre as informações coletadas e análises feitas pelas comissões e subcomissões sobre a situação atual da educação de Piracicaba e seu planejamento para os próximos anos. “A ideia é enriquecer e dar transparência ao processo de consolidação desse importante instrumento, ampliando a participação da sociedade na tomada de decisão. A consulta será fundamental para a finalização do documento, porque, além de complementar dados e oferecer subsídios para a continuidade do trabalho, aprimora a metodologia de elaboração do Plano Municipal”, explica a Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa.

Para o Prefeito Gabriel Ferrato o que de fato deve ser levado em consideração é a questão qualitativa e não quantitativa da educação.  “A valorização dos professores, a estrutura das escolas, as formações que a Secretaria de Educação disponibiliza aos docentes, como o Programa Ler e Escrever (criado por Ferrato em 2009, na época em que era Secretário de Educação) é o que me preocupa hoje”, afirma.

Os eixos centrais do Plano Municipal de Educação são: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior, além da proposta de Gestão Democrática do PME.

One response to “Conselho Municipal de Educação promove Consulta Pública do Plano Municipal de Educação”

1. Rafaela Gazetta

Olá, sou assessora de imprensa da Educação.
    Será que não seria correto sair o nome da jornalista que escreveu a matéria em vez do técnico da informática? so uma sugestão