« Outubro Novembro 2017 Dezembro »
« 2016 Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2018 »
06 (Seg) às 13:00 | Reunião FOPEC
Local: Casa dos Conselhos

08 (Qua) às 19:30 | Participação na audiência pública sobre a LOA
Local: Câmara de Vereadores

09 (Qui) às 09:00 | Visita a Patrulha Maria da Penhas - Guarda Civil Municipal (GCM)
Local: GCM - Guarda Civil Municipal

30 (Qui) às 13:00 | Visita à Secretaria Municipal de Saúde
Local: Secretaria Municipal de Saúde

Relato da Visita à Secretaria Municipal de Saúde

Data: 30/11/2017

Conselheiras: Laura Queiroz, Pamela Cristina, Sonia Marinho e Karen Nalin

Laura inicia a conversa comentando sobre a reestruturação do serviço CASAP (Centro de Atenção a Saúde do Adolescente de Piracicaba), dizendo que o conselho teve conhecimento quanto a situação do serviço por uma usuária. O secretário Pedro Mello, defende que o serviço está sendo remodelado por conta da baixa procura das adolescentes pelo atendimento disponibilizado, portanto, se faz necessário uma adequação do serviço a demanda apresentada no último ano.

No decorrer da conversa o Dr. Luiz Fernando Fernando, que atua na Coordenação da Atenção Básica do município, se junta as conselheiras e ao secretário para reunião. Neste momento, o coordenador explica as conselheiras que a ideia é que o CASAP volte a sua função inicial, que se embasava em realizar o matriciamento dos casos de adolescentes grávidas do município. O secretário lembra que a ideia principal do SUS no momento é a descentralização dos serviços, sendo assim, o atendimento destas adolescentes deve acontecer na base, em resumo na unidade básica, USB e PSF. A conselheira a Pâmela se coloca, demonstrando preocupação quanto ao atendimento psicológico destas adolescentes, já que as unidades básicas ainda não possuem este tipo de acompanhamento, o Secretário pontua que “caso haja necessidade” os casos serão encaminhados para o CASAP e assegura que caso haja aumento da demanda, o serviço pode sofrer novas mudanças e voltar para um espaço mais adequado.

A conselheira Karen apresenta a preocupação quanto estarem os dois serviços no mesmo espaço, lembrando que o CESM (Centro Especializado em Saúde da Mulher) apresenta grande demanda. Dr. Pedro Mello, apresenta a possibilidade de o ser vinculado ao hospital Ilumina, além de revelar que o serviço será 100% SUS, no tratamento aos cânceres de pele, colo de útero, mama, intestino e pulmão. Essa possibilidade além de “desaforgar” o serviço, fazer com o fluxo do mesmo seja mais rápido, realizando todo o processo no mesmo local e que haja mais velocidade no diagnóstico. A conselheira Karen, que atua no serviço, se posiciona dizendo que todo o procedimento, a partir da alteração laboratorial no exame Papanicolau vindo da unidade, além de, a proposta lhe preocupar quanto a gestão do serviço, sendo ele administrado pela Instituição Ilumina, comparando ao serviço disponibilizado em Barretos e o medo de o mesmo se findar. Em contra-argumento, o Secretário diz que nem tudo é realizado no CESM, já que algumas etapas ainda necessitam de outros serviços para continuidade, e é aí, segundo o mesmo, que o hospital Ilumina vai agregar ao CESM, onde todo o processo podendo ser realizado em um mesmo local. E que não há possibilidade de encerramento das ações, sendo que já existe um projeto para um novo prédio de atendimento localizado no bairro Paulista. Informa também, que além destes equipamentos o município contará com uma carreta que irá percorrer as periferias de Piracicaba, disponibilizando mamografia (diminuindo a demanda reprimida por este exame) e a coleta de papanicolau.

Dr. Luiz Fernando acrescenta á discussão que o município, assim como todo o país, está passando por um momento de congelamento orçamentário para os próximos 20 anos e este fator somado ao envelhecimento da população, que em especial em Piracicaba, ao contrário do resto dos 10% no país, cresceu 15%, se faz necessário parcerias com instituições filantrópicas para a continuidade dos atendimentos a população. Sendo assim o hospital Ilumina tem previsão de lançamento para outubro ou novembro de 2018.

A conselheira Laura solicita ao Secretário a possibilidade de uma das conselheiras representantes do CESM possam apresentar o serviço em tribuna popular na câmara de vereadores para divulgação da unidade a população, assim como também incluir uma apresentação por parte do Dr. Luiz Fernando quanto aos serviços de saúde destinados a mulher no município, afim de estruturar a cartilha da Rede de Atendimentos à Mulher no município de Piracicaba. Com o consentimento do Dr. Pedro Mello, definiu-se a data de 13/12/2017, durante Reunião Ordinária do CMM, para a participação do coordenador.

Em terceira na pauta, é discutida a questão da notificação compulsória para casos de violência doméstica. Dr. Pedro Mello alega que a notificação só não é realizada quando a mulher não divulga a agressão, mas ressalta que é necessário capacitação da rede de atendimento para esta ação. Pensando na dificuldade de informações e na efetivação da portaria, Dr. Luiz Fernando propõe uma reunião com toda a Rede de Atendimento a mulher vítima de violência: Conselho da Mulher, Atenção Básica, Emergência, SAMU, CRAM, DDM  e outras entidades.

A conselheira Pâmela, inclui na pauta, finalizando assim a reunião, o atendimento a doença Anemia Falciforme, lembrando que a doença atinge em sua maioria a população negra, em especial as mulheres. O Secretário salienta que existe um serviço de atendimento que está localizado no CRAB do Alvorada, com um ambulatório e que no município não há muitos casos diagnosticados, sendo que hoje este já tem rápido descoberta através do teste do pezinho.

Laura Maria Pires de Queiroz

Pâmela Cristina dos Santos Oliveira