Evento em referência do Dia Mundial da Pessoa com Deficiência acontece no domingo, dia 1/12

Com o propósito de fortalecer os direitos das pessoas com deficiência, Piracicaba participa neste domingo (1/12) da Virada Inclusiva, movimento que acontece em diferentes cidades do Estado em referência ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que é 3 de dezembro, próxima terça-feira. O tema deste ano é Promovendo a Participação de Pessoas com Deficiência e suas Lideranças: Tomando medidas sobre a Agenda de Desenvolvimento 2030. No município, diversas atividades gratuitas estão programadas para ocorrer das 8h às 12h, no Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto. O ponto de encontro é no lago do parque. A organização do evento na cidade é de responsabilidade do Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência).

Na programação da Virada Inclusiva de Piracicaba constam aula de ritmos latinos, circuito sensorial, no qual os participantes serão privados de sentidos humanos ou da mobilidade, para que possam viver a experiência da deficiência; contação de histórias em Libras (Língua Brasileira de Sinais), música e uma caminhada fotográfica, conduzida pelo fotógrafo Helder Prado, dentro do próprio parque, com o intuito de registrar as belezas naturais e incentivar a preservação do meio ambiente.

Brinquedos e brincadeiras infantis estarão à disposição de crianças durante todo o evento, com monitoramento de voluntários da Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba. Passeios com os pedalinhos do lago do parque da Rua do Porto também poderão ser feitos gratuitamente. Além disso, conselheiros e voluntários do Comdef mediarão rodas de conversas sobre Direitos Humanos .

A organização orienta que os interessados em participar da Virada Inclusiva levem um prato de doce ou salgado e sucos ou refrigerantes para um piquenique.

“Será um momento para nos divertirmos e, claro, mostrarmos que as pessoas deficientes têm seus direitos e que quer viver com dignidade e, acima de tudo, ser respeitada”, diz Ademir Barbosa, coordenador do Comdef.

Conforme Euclídia Fioravante, uma das organizadoras da Virada Inclusiva na cidade, o tema do evento focaliza o empoderamento das pessoas com deficiência para o desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável, como estabelecido na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. “Esse movimento que organizamos em Piracicaba serve para reflexão e busca de soluções conjuntas para a superação das barreiras e a negação dos direitos das pessoas com deficiência previstos constitucionalmente”, afirma.

São apoiadores na organização a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), o CRP (Centro de Reabilitação Piracicaba), a Apaspi (Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba),a Associação Piracicabana dos Ostomizados (APO) e a Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba (APFP)

SERVIÇO – Virada Inclusiva em Piracicaba. Domingo (1/12), das 8h às 12h, no Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto. (rua Alidor Pecorari, s/n). Ponto de encontro: lago do parque. Participação gratuita. Informações: (19) 3434-0461 ou (19) 3437-7200.

Sabrina Franzol

i.