Conselho Municipal do Idoso: inscrições para eleição da sociedade civil acontecem até amanhã

cmiO Conselho Municipal do Idoso (CMI) está com inscrições abertas até amanhã (17) para representantes da sociedade civil que queiram participar do Conselho no biênio 2018/2020. A eleição acontece no dia 30 de maio de 2018, das 14h às 16h, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Joaquim André, n.º 895, Paulista.

Poderão candidatar-se candidatos maiores de 18 (dezoito) anos, residentes e domiciliados em Piracicaba/SP, em pleno gozo dos direitos políticos, com questões inerentes às finalidades do CMI, devendo todos eles representar instituições, associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades terapêuticas, universidades públicas ou particulares, sendo por elas indicados.

Os candidatos serão eleitos pelos votos das entidades de defesa, de atendimento dos direitos do idoso, movimentos e organizações populares, reunidas em Assembleia, com sede ou atuação no Município de Piracicaba.

No ato da inscrição, o representante indicado deverá apresentar a carta/ofício de indicação da entidade que representa, a ficha de indicação e cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Na carta de indicação também deve estar indicado, ao menos, dois membros para representar cada entidade, sendo um titular e outro suplente.

O CMI é composto por 16 (dezesseis) membros, sendo 08 (oito) membros representantes da Sociedade Civil e 08 (oito) membros representantes do Poder Público. Na eleição, as vagas serão preenchidas respeitando as seguintes categorias: um representante e respectivo suplente da sociedade civil de Conselho Municipal de Piracicaba; um representante e respectivo suplente de instituição de longa permanência para idosos, com inscrição no Conselho Municipal do Idoso; dois representantes e respectivos suplentes dos Estabelecimentos de Ensino Superior de Piracicaba que promovam pesquisas e serviços à Terceira Idade; um representante e respectivo suplente usuário de Associações, Grupos Civis de Terceira Idade devidamente comprovado; dois representantes e respectivos suplentes de Associações, Grupos Civis de Terceira Idade devidamente constituídos; um representante e respectivo suplente de Grupo de Apoio à Terceira Idade e familiares de caráter informativo, social, e emocional.

O Conselho Municipal do Idoso, conforme está escrito no edital de eleição é um “importante instrumento democrático de discussão, deliberação e formação da politica social de proteção do idoso, a partir da corresponsabilidade dos Poderes Públicos e da Sociedade Civil, para efetivação de seus direitos sociais e para atendimento dos anseios desta parcela da população, através da proposição de politicas básicas de educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer, profissionalização e outros, assegurando-se, em todos eles, o tratamento com dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária.”

Outras informações sobre o processo eleitoral, o interessado deve entrar com a Casa do Conselhos, pelo telefone 3434-0461.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076